Mirna Graciela
Braço do Norte 

Uma iniciativa ocorrida em Braço do Norte tem chamado a atenção de moradores e visitantes. É o projeto de revitalização do ‘escadão’, como é conhecido, que dá acesso à rua Rua Felipe Schmidt.

O grande diferencial no projeto é que, além de reunir pessoas voluntárias engajadas em colocá-lo em prática, comprova que muitas coisas que teriam como destino o lixo podem ser reutilizadas. Dessa forma, todos ganham! O meio ambiente, a população e a cidade. 

A escadaria, bastante utilizada pelas pessoas, era de cimento e ganha um colorido especial transformado em arte. O empresário Augustinho Machado, 51 anos, proprietário da Casa do Piso, deu início à ideia. “Como tenho loja de materiais de construção e faço descarte de cerâmica, como produtos que saem de linha, amostras, entre outros, e tenho consciência de não jogar nada fora, comecei a fazer uma mobilização”, conta.

Augustinho entrou em contato com donos de lojas do mesmo ramo que ‘compraram’ sua ideia. Ele integra o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), um núcleo de empresários, comerciantes, entidades e instituições. Nesse grupo são colocados projetos para o futuro.

Para ajuda-lo nessa empreitada convidou Aurélio Martinho, artista plástico autodidata, morador da cidade. “A intenção, além de dar uma ‘nova cara’ ao escadão, é mostrar que não existe entulho, tudo que iria para o aterro pode ser reaproveitado na decoração, as imagens são formadas a partir da chegada dos materiais, das peças que são doadas”, explica. 

Parceiros voluntários

A prefeitura cedeu um pedreiro para atuar no projeto e argamassa para colar os revestimentos, porém outros profissionais – Warley, Felipe e Sérgio – também se prontificaram a ajudar voluntariamente. O executivo também fará a jardinagem e instalação da iluminação. 

Augustinho, quando tem um tempo, também faz as colagens. “Os trabalhos iniciados em setembro devem ser concluídos em abril próximo, entre 120 e 150 metros de cerâmica de descarte”, conclui o empresário. 

Lojas que doaram materiais:

– Cia da cerâmica

– Demay Casa Construção

– Uliano Materiais de Construção

– Casa e arte e Casa do Piso

Fábricas:

– Gabriela Revestimento Cerâmico

– Pierini Revestimento Cerâmico

– Cejatel Revestimento Cerâmico