ACUMULADOS DE CHUVA NO LITORAL SUL E PREVISÃO DE FRIO INTENSO

O domingo (30) iniciou com a aproximação de uma frente fria que provocará chuva moderada e pontualmente forte nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. Nas demais regiões haverá variação e aumento de nebulosidade ao decorrer do domingo, com chance de chuva isolada no final do dia. 

As temperaturas não sofrem alteração significativa. Vento de noroeste para sudeste nas regiões de divisa com o RS e de nordeste nas demais, intensidade de fraco a moderado.

Na segunda-feira (1) chuva avança em todo o estado com maiores acumulados entre Planalto Sul, Grande Florianópolis e Litoral Sul, onde pode chegar a volumes entre 40 a 50 mm de chuva. Devido a maior nebulosidade, as temperaturas ficam mais baixas em relação aos dias anteriores. Direção do vento de sudeste com intensidade de fraco a moderado.

Na terça-feira (2) condição de chuva continua em todo o estado, principalmente sobre as regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, com volumes elevados no Litoral Sul entre 60 a 70 mm. Há possibilidade de chuva moderada no Litoral Norte.

A tendência é que a chuva persista na quarta-feira (3) até a quinta-feira (4). A partir de sexta-feira (5) haverá melhora do tempo ao longo do dia devido a entrada de uma massa de ar polar, que trará frio intenso para o estado e possibilidade de neve para as regiões mais altas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193

DEFESA CIVIL DE SANTA CATARINA

————————–

Domingo (30/06): 

Tempo: sol na maior parte de SC, com mais nebulosidade na Grande

Florianópolis. Mais nuvens e chuva por alguns momentos entre a tarde e

noite no Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul nas áreas mais próximas ao RS.

Temperatura: elevada.                                                                    

Vento: nordeste passando a sudeste à tarde, fraco a moderado com rajadas no litoral.

Sistema: Sistema de alta pressão sobre o litoral norte de SC e ventos fortes (corrente de jato) sobre o RS e áreas próximas de SC. Frente fria passando pelo oceano, em frente ao litoral do Uruguai e RS. 

Segunda-feira (01/07): 

Tempo: variação de nebulosidade em SC, com períodos de encoberto com chuva por alguns momentos do Oeste ao Litoral Sul. Nas demias regiões a chuva ocorre entre a tarde e noite.

Temperatura: amena devido à nebulosidade, em declínio entre a tarde e noite.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

Sistema: corrente de jato (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) sobre SC e passagem de frente fria afastado da costa na altura do litoral de SC. 

Terça-feira (02/07): 

Tempo: sol com poucas nuvens no Oeste e com chuva à noite no Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões variação de nebulosidade e chuva no início e fim do dia.

Temperatura: amena.

Vento: sudeste passando a nordeste no decorrer do dia, fraco a moderado.

Quarta-feira (03/07): 

Tempo: encoberto com chuva no decorrer do diado Oeste ao Litoral Sul e na Grande Florianópolis. No Vale do Itajaí e no Planalto Norte e Litoral Norte sol com mais nuvens a partir da tarde.

Temperatura: baixa.

Vento: nordeste a sul, fraco a moderado com rajadas na faixa litorânea.

Quinta-feira (04/07): 

Tempo: muitas nuvens e chuva pela manhã, melhorando com sol no decorrer do dia, em todas as regiões.

Temperatura: baixa, com temperatura mínima ocorrendo à noite, próximas de zero no Planalto Sul e Meio Oeste.

Vento: sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas na faixa litorânea.

Epagri/Ciram