Fotos: Defesa Civil de Santa Catarina

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de um tornado no município de Timbó, na região do Médio Vale do Itajaí.

O fenômeno foi registrado entre a tarde e noite desta quarta-feira (05). Os ventos na região passaram dos 130 quilômetros por hora.

Conforme a nota técnica elaborada pela Diretoria de Gestão de Risco da Defesa Civil de Santa Catarina, a passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil, aliada ao calor sazonal e a disponibilidade de umidade, foram as responsáveis pelo desenvolvimento de tempestades.

“Esta condição atmosférica favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram temporais acompanhados de chuva intensa, raios, rajadas de vento e, no caso de Timbó, a formação de um tornado”, consta no documento.

As condições meteorológicas na região eram acompanhadas desde a última terça-feira (4), quando ficou constatada a possibilidade de temporais.

O relatório também aponta que a precipitação chegou aos 66 milímetros em Gabiruba, 60 milímetros em Brusque e 38 milímetros em Timbó.

 

Ventos destelharam várias casas e empresas na cidade
Casas ficaram destelhadas e até veículos acabaram tombando com a força do vento durante a passagem do tornado. Os principais bairros atingidos no município foram o Industrial e o Araponguinhas.

A força dos ventos também foi capaz de derrubar carrocerias de caminhão que estavam estacionadas em uma madeireira.

Árvores foram arrancadas e pontos de alagamentos foram registrados em vários bairros da cidade. Conforme a Defesa Civil de Timbó, não houve ocorrências de desabrigados ou vítimas.

 

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul