A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que realmente foi um tornado que atingiu a cidade de Descanso no Extremo Oeste. Desde a última quarta-feira (10), quando ocorreu o fenômeno, que causou destruição em vários pontos da cidade e em outros municípios próximos, os órgãos competentes estudam o caso.

No mesmo dia, a Defesa Civil publicou uma nota preliminar que indicava a possibilidade da ocorrência de um tornado na região, com base nas imagens de radar e em fotos realizadas em campo, mas o temporal poderia ser tratado como uma microexplosão.

Nesta sexta-feira (12), a Defesa Civil fez um levantamento com drone e entrevistou moradores. Após a análise detalhada de imagens, fotos, vídeos, relatos, além de consultas com especialistas em tornados, como o doutor Ernani Nascimento, da Universidade de Santa Maria (RS), foi possível confirmar a ocorrência do tornado na cidade de Descanso.

Várias cidades das regiões Oeste e Extremo Oeste registram danos, como destelhamento de casas, estabelecimentos e escolas, queda de árvores e postes, carros arrastados e alagamentos. Descanso, em função do tornado, foi o município que contabilizou os maiores prejuízos.

Fotos: Cristiano Estrela/Secom/Defesa Civil de SC