#Pracegover Na foto, pessoa caminhando sob chuva forte segurando um guarda-chuva
#Pracegover Na foto, pessoa caminhando sob chuva forte segurando um guarda-chuva

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um novo alerta para temporais e descargas elétricas na tarde deste sábado (18), que vale até o início de domingo (19). A tempestade surge da combinação de umidade e temperaturas elevadas.

Esta combinação deve resultar em temporais isolados, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente entre o fim da tarde e início da noite.

Entre as cidades com mais risco de deslizamento estão Benedito Novo, Mirim Doce, Curitibanos, Lages, São Joaquim, Piratuba, entre outras.

A previsão de chuva volumosa, temporais e tempestades se confirmou em Santa Catarina nos últimos dias e diversas cidades registraram ocorrências de alagamentos e deslizamentos de terra. Nas últimas horas, no entanto, não houve grande movimentação por parte da Defesa Civil, é o que aponta o órgão estadual.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, durante a noite de sexta-feira (17) e madrugada deste sábado (18), não houve solicitação dos municípios para apoio do órgão estadual. “Se houve ocorrência, os próprios municípios administraram”, aponta.

E foi o que aconteceu na região de Blumenau, que registrou ocorrências de alagamentos e deslizamentos nas últimas horas. De acordo com o município, entre a tarde de sexta-feira e a manhã deste sábado, foram atendidas 10 ocorrências. Entre elas, estão cortes e retirada de árvores que caíram sobre a via, infiltração, alagamentos e deslizamentos. Ninguém se feriu.

Em Joinville, a única ocorrência de mais gravidade aconteceu ainda na noite de quinta-feira (16), quando um deslizamento atingiu uma residência, que precisou ser interditada. Segundo o gerente da Defesa Civil, Márnio Luiz Pereira, a equipe está de plantão e em monitoramento, uma vez que o solo está muito encharcado devido ao volume de chuva dos últimos dias, que acentua o risco de deslizamentos.

O diretor da Defesa Civil de Itajaí, Marinho Stringari, pontua que, até o momento, não há ocorrências na região. “Ficamos até de madrugada monitorando e como não tivemos um volume significativo de chuva, também não tivemos problemas”, diz.

Em Florianópolis, a chuva volumosa que caiu durante a sexta-feira causou transtornos no trânsito, mas não houve registro de ocorrências graves relacionadas às pancadas e raios observados na capital. Nas últimas 12 horas, o maior volume de chuvas no Estado foi registrado em São José, de acordo com a Epagri/Ciram.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul
Fonte: NDMais