Neste sábado, a Satira   fará  testes de glicemia
Neste sábado, a Satira fará testes de glicemia

Tubarão

 

Hoje, 130 pessoas realizam hemodiálise em Tubarão. Pelo menos 30 delas estão em uma lista de espera. Para encerrar a Semana de Prevenção e Combate a Doenças Renais, neste sábado, a Sociedade Amigos Transplantados e
 
Insuficientes Renais de Amurel (Satira) realiza uma ação no Calçadão, das 8 às 12 horas. 
 
Acadêmicos de medicina da Unisul farão a medida da pressão arterial, da glicemia e do índice de massa corpórea da população. Também será distribuído material educativo. 
 
Durante a semana, integrantes da Satira distribuíram em algumas escolas material doado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia educativo. Também foi destinado material para ser entregue às unidades de saúde dos municípios da Amurel.  
“O maior objetivo da Satira é a prevenção e proporcionar qualidade de vida aos portadores da doença, bem como fornecer o medicamento carbonato de cálcio para os pacientes”, destaca a secretária da organização, Terezinha Coutinho. 
 
Mensalmente, a Satira realiza reuniões no prédio da Sasco, próximo à Igreja Matriz São José Operário, em Oficinas.
 
Entre as principais causas  das doenças renais, estão o diabetes, hipertensão e infecções urinárias. 
 
 
Campanha chama atenção para a psoríase
Apesar de ser pouco conhecida, a psoríase causa um grande impacto na vida dos doentes. Este sábado foi instituído como o Dia Mundial da Psoríase. Com o sloogan “Um beijo, um abraço, um aperto de mão”, a campanha mostra que a doença não é contagiosa. Trata-se de uma inflamação na pele e causa várias lesões e placas avermelhadas com escamas brancas bem delimitadas, descamativas, em qualquer parte do corpo, principalmente no couro cabeludo e cotovelo.