A tecnologia é considerada uma excelente aliada das instituições de ensino. Neste contexto, a robótica educacional é uma possibilidade de estimular aspectos diferenciados e trazer ganhos para os processos de aprendizagem. Recentemente o curso de robótica foi apresentado para os alunos das 8ª e 9ª séries das escolas municipais de Capivari de Baixo.

O curso nas instituições de ensino da cidade termelétrica será ministrado em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Uma das viabilizadoras da iniciativa, a vereadora Bia Alves, destaca que sem a colaboração do IFSC, os alunos não teriam a oportunidade de aprender utilizando a melhor tecnologia e professores de forma gratuita.

Ela pontua que a realidade da robótica não se resume apenas às ocorrências virtuais. “As inovações tecnológicas são necessárias para que avancemos em pesquisas, em métodos de tratamento médico, em transporte, entre outros. Até em cirurgias se utiliza a robótica como auxiliar de precisão”, assegura.

Esse método contribui para a multidisciplinaridade da educação, desenvolvendo as habilidades de cada disciplina durante a criação dos projetos. Dessa maneira, os alunos assumem o protagonismo e se tornam ativos na construção do seu conhecimento.

Robótica é a ciência que estuda as tecnologias associadas a concepção e construção de robôs. Os robôs são mecanismos automáticos que utilizam circuitos integrados para realizarem atividades e movimentos humanos simples ou complexos. A robótica tem grande aplicação em diversas áreas, desde a produção industrial, medicina até atividades domésticas.

A ideia da criação de máquinas é antiga. Na Grécia Antiga, acreditava-se que os gregos e romanos já desenvolviam diferentes tipos de máquinas capazes de realizar movimentos automatizados.

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