Tubarão
 
Os acadêmicos do curso de medicina da Unisul de Tubarão atingiram nota quatro no Enade. A nota máxima é cinco. O exame mede o nível educacional dos acadêmicos de cada curso de graduação. A nota atingida pelo curso de medicina foi a maior entre todas as universidades do estado.
 
Este resultado, fez com que o interesse pelo curso aumentasse, assim como a autoestima dos alunos. Para a  coordenadora professora Maria Zélia Baldessar, a nota é um reflexo do trabalho feito dentro e fora da sala de aula. “Procuramos estimular a consciência do estudante com filmes, debates, palestras”, expõe. 
 
Zélia defende que a formação de um médico passa pelo bom conhecimento. “A conscientização do profissional da saúde é essencial. Ele pode ser um excelente técnico, mas nunca vai ser um excelente médico se não entender a relação com o paciente”, observa a coordenadora.
 
O curso Unisul oferece ainda uma estrutura modelo. Os laboratórios preparam o aluno para qualquer procedimento médico, e os convênios com a prefeitura de Tubarão e com o Hospital Nossa Senhora da Conceição possibilitam o contato direto com os pacientes.