#Pracegover Foto: na imagem há uma praça, árvores e construções
#Pracegover Foto: na imagem há uma praça, árvores e construções

Cem anos atrás foi plantada no jardim Calheiros da Graça, na Praça Vidal Ramos, em pleno Centro de Laguna, a muda da figueira nascida na quilha dos restos incendiados do barco Seival. Ela cresceu de maneira frondosa e ficou conhecida como Árvore de Anita, sendo o primeiro “monumento” em homenagem à heroína. O plantio foi uma solenidade que atraiu a sociedade da época. Agora, nesta quarta-feira (5), com todos os protocolos de segurança, esse ato será refeito para plantar uma muda gerada a partir da árvore original.

“Como a árvore plantada em 1921 foi malcuidada e acabou sucumbindo aos fungos e problemas naturais surgidos nesse século, sendo recentemente arrancada por um vendaval forte, tivemos a ideia de fazê-la ressurgir, com o plantio dessa muda. Usaremos uma pequena amostra, colhida na árvore plantada pelo professor Wolfgang Rau, em sua casa, em Garopaba”, explica o presidente do Instituto CulturAnita, Léo Felipe Nunes.

O plantio também é uma forma de marcar a lembrança do aniversário de morte da heroína, que faleceu em 4 de agosto de 1849, em Mandríole, na Itália. “O Seival foi um barco que uniu duas repúblicas e permitiu o nascimento do idílio entre Anita e Giuseppe. Plantar a rosa no dia 4 serve para mostrar que Anita continua viva em cada homenagem que façamos, seja com o plantio da rosa ou da árvore”, compara Adílcio Cadorin. Diretor do CulturAnita, o escritor e historiador publicou artigo recentemente sobre a importância do barco farroupilha (link: https://culturanita.org.br/2021/07/23/seival-o-barco-emblematico-na-historia-das-republicas-rio-grandense-e-catarinense-e-de-giuseppe-e-anita-garibaldi/).

O ato solene está previsto para 10h30 e faz parte da programação da Semana Cultural de Laguna, que celebra o aniversário da cidade e o bicentenário de nascimento de Anita Garibadi.

Palestra

Como contrapartida dos recursos recebidos da Lei Aldir Blanc, o CulturAnita apresentou nesta terça-feira à noite, a palestra sobre Anita Garibaldi, no Cine Mussi. O evento foi semipresencial e fez parte da Semana Cultural. Também pôde ser assistido (https://www.youtube.com/channel/UCggKJCZO-Qos8KNSybmRQVw).

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: CulturAnita