#Pracegover Foto: na imagem há pessoas, livros e uma mesa
#Pracegover Foto: na imagem há pessoas, livros e uma mesa

O Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) oficializou a entrega de 40 exemplares do livro Dois Mundos e Uma Rosa para Anita à prefeitura de Tubarão. O ato foi na tarde desta terça-feira (25), no Paço Municipal.

“Ficamos feliz de fazer essa entrega à cidade azul, município que nos dá a honra de participar do projeto do Bicentenário de Anita Garibaldi e que nesta semana está de aniversário. Então, consideramos esse ato um presente para Tubarão, também”, comenta o diretor do CulturAnita, Adilcio Cadorin.

O livro foi uma edição do CulturAnita com apoio da Assembleia Legislativa (Alesc) e da prefeitura de Laguna, por meio do Edital de Emergência Cultural da Lei Aldir Blanc, promovido pela Fundação Lagunense de Cultura. “Este livro ficou magnífico. Sem dúvida é um registro importante e uma grande etapa cumprida nas comemorações do bicentenário de Anita Garibaldi”, elogia o prefeito Joares Ponticelli.

A entrega dos exemplares do livro é uma contrapartida pela adesão da cidade ao projeto internacional de comemoração do bicentenário da guerreira catarinense. Recentemente, Tubarão começou a produzir uma série virtual em homenagem à Anita Garibaldi. O material audiovisual pode ser conferido aqui. “Anita foi uma mulher que uniu dois mundos em prol da república e com esse gesto, estamos também unindo as cidades parceiras, como Tubarão, em torno do seu bicentenário”, observa a guardiã de Anita, Marilda Mendes.

O ato realizado no Paço Municipal foi acompanhado pelo presidente do CulturAnita, Leo Felipe Nunes; a guardiã de Anita, Simone Ramos; Fabiola Cechinel, representante das Associações Italianas da Região Sul de SC; e o jornalista Rafael Bicca. Em breve, o livro Dois Mundos e Uma Rosa para Anita vai ganhar um ato formal de lançamento em Tubarão.

Genealogia, mitos e poesias

Nas 270 páginas, o conjunto de autores apresentam uma árvore genealógica dos ascendentes e descendentes de Anita, cronologia histórica da heroína e os poemas de Garibaldi sobre Anita Garibaldi, extraídos de suas memórias. “O leitor vai poder conhecer os verdadeiros traços fisionômicos de Anita, lendo o artigo ‘Como era Anita’ que contém uma reconstituição digital baseada em relatos históricos”, detalha Cadorin. Entre os textos, Andrea Antonioli e Giampaolo Grilli discorrem sobre a construção do “mito” Anita, enquanto que a bisneta da heroína, Annita Garibaldi faz um longo relato acerca da Primeira Anita”.

Antonioli e Cadorin organizaram esta edição trilíngue que tem apresentações de Dario Franceschini (ministro dos Bens e Atividades Culturais da Itália), Andrea Belluzzi (secretário de Estado de San Marino), Júlio Garcia (ex-presidente da Alesc) e outras autoridades nacionais e internacionais.

Próximas entregas

Nos próximos dias, o CulturAnita prepara ato semelhante para entrega de quarenta exemplares aos municípios de Curitibanos, Laguna, Imbituba, Garopaba, Anita Garibaldi e Anitápolis, além do Instituto Histórico e Geográfico de Lages, como contrapartida por terem aderido formalmente ao projeto internacional do Bicentenário de Anita.

Compre o livro

Para adquirir um exemplar do livro, basta procurar o Instituto CulturAnita em sua sede, na rua Raulino Horn, 174, em horário vespertino. Ou acessar a loja virtual do instituto em culturanita.org.br/loja. A obra é comercializada a R$ 100.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: CulturAnita