Wagner da Silva
Braço do Norte

As crianças de baixa renda de Braço do Norte serão incentivadas ao desenvolvimento pessoal e o envolvimento social através projeto cultural a ser implantado oficialmente pela Asacad – Casa Lar neste mês. O projeto ‘Braço da Cultura’ foi aprovado pelos ministérios da cultura e secretaria estadual de turismo, cultura e esportes.

Ao todo, foram contemplados 650 municípios do país, 60 deles em Santa Catarina. A projeção de desenvolvimento é de três anos e enfoca áreas como teatro, comunicação social, artesanato e prática esportiva. Todas as atividades serão gratuitas, de forma individual.

Neste primeiro ano, a Asacad – Casa Lar irá priorizar o projeto de teatro desenvolvido em parceria com o grupo teatral Divina Arte e com o ator Leandro Borgonha, que estará a cada 15 dias no município. A entidade equipa uma sala para servir como oficina da comunicação social, onde serão realizados trabalhos voltados ao jornalismo, impresso e audiovisual.

A intenção é fortalecer valores sociais, de liderança, disciplina e de trabalho em equipe, aponta a presidenta da entidade, Maria Giorgina Fernandes Garcia, a Giorgia. “Com a prática regular, pretendemos motivar o raciocínio lógico, ações coletivas e fortalecer a compreensão da vivência em comunidade”, destaca.

Programa de Teatro já é desenvolvido

Apesar de já atuar com dois grupos com aulas de teatro, a professora Marilda Miranda está com a programação para o lançamento oficial do Ponto de Cultura. Em agosto, ocorrerá o batizado de capoeira.

Em outubro, o evento programado é o Festival de Teatro, que já foi realizado no ano passado, com iniciativa do Grupo Divina Arte, agora com o apoio do Ponto de Cultura Braço da Cultura. A entidade coordena o trabalho de contatar outros grupos que queiram apresentar-se no festival. Todas as oficinas, inscrições e apresentações são gratuitas.