Tubarão

Inúmeras perguntas que povoam o imaginário feminino quando o assunto é gestação, receberam respostas em mais uma edição do Encontro de Gestantes, realizado pela Pró-Vida na noite desta terça-feira, em Tubarão. A conversa ocorreu no Espaço Pedro e Maria e contou com esclarecimentos e experiências profissionais de uma equipe multidisciplinar da clínica. Além da roda de conversas, um grupo de estudantes do mestrado em saúde da Unisul, também esteve no local para coleta de informações para uma pesquisa científica.

“O nosso objetivo com esses encontros é empoderar as futuras mamães, proporcionar conhecimento sobre os diversos assuntos relacionados ao universo gestacional. Tirar dúvidas sobre o pré-natal, parto, puerpério e também sobre a vida e tudo o que envolve o desenvolvimento dos bebês”, explica a ginecologista e obstetra Graziela Porto Gonçalves.

O ginecologista e especialista em medicina fetal Thiago Kerber Corrêa, destacou a importância da realização de exames. “Os resultados obtidos nos laudos médicos auxiliam na prevenção e ou detecção precoce de patologias, tanto maternas como fetais. Fundamentais para o correto encaminhamento profissional. O Pré-natal é fundamental para o desenvolvimento saudável do bebê e na redução de complicações com as gestantes”, orienta o médico.

Para a estudante Evelyn da Silva Alves, de 19 anos, com 5 meses de gestação, participar dessa reunião foi esclarecedor para ela, mãe de primeira viagem. “Ouvi informações que nem imaginava. Tudo o que os profissionais falaram foi muito importante, principalmente sobre a amamentação, que abriu a minha mente. Enfim, eles deram muitas orientações e fizeram curtir ainda mais esse momento”, comemorou a futura mamãe.

O encontro contou com a participação de mais de 20 gestantes e acompanhantes, e com o apoio Libbs Indústria farmacêutica. A próxima edição será realizada em novembro.

Equipe Multidisciplinar

Fizeram parte da equipe multidisciplinar deste encontro, que reuniu mais de 20 gestantes, as ginecologistas e obstetras, Graziela Porto e Andréa Bongiolo Cordeiro, o ginecologista e especialista em medicina fetal, Thiago Kerber Corrêa, a odontóloga, Karin Faust Souza e a fonoaudióloga Daniela Willig.

Grupo de pesquisa

Durante o encontro, os estudantes de mestrado Gabriela Marques e Diego Nascimento, acompanhados pela professora e orientadora, Betine Iser e pela psicóloga Rosa Cristina coletaram informações. O grupo se atentou às explicações dos profissionais da clínica e dos questionamentos realizados pelas gestantes. Material que será utilizado na elaboração de uma pesquisa científica.