As equipes de cirurgiões da Central de Transplantes de Florianópolis e da Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT) do Hospital São José, em Criciúma, promoveram a captação de rins e córneas de um jovem de 23 anos na madrugada desta quinta-feira (28).

O procedimento foi feito após a realização de todos os exames necessários para a constatação de morte encefálica, e comandando pelo cirurgião Fernando Miranda com apoio do médico auxiliar João Ubirajara.

Participaram no momento de entrevista aos familiares, as enfermeiras integrantes da equipe da CHT, Renata Mendes Machado e Franciele Kreutz. No centro cirúrgico da instituição, fizeram parte do processo as enfermeiras Franciele Kreutz e Jaqueline Martins, bem como equipe de profissionais do centro cirúrgico da Entidade.

A doação de órgãos foi autorizada pela esposa e mãe do paciente. Ele havia sido internado no HSJosé após sofrer um acidente automobilístico causando um traumatismo craniano encefálico.

Esta foi a quarta captação de órgãos no Hospital São José neste ano. Em 2019, a instituição bateu seu recorde, com 18 captações de múltiplos órgãos.

A informação é a principal arma para salvar vidas que necessitam de transplante, por isso, é importante as pessoas falarem deste tema com seus familiares e deixar avisado sobre sua intenção de ser um doador de órgãos.