Tubarão

Está em cartaz, no Centro de Educação Infantil (CEI) Chapeuzinho Vermelho, no bairro Monte Castelo, em Tubarão, até esta segunda-feira, a exposição de trabalhos produzidos por crianças da unidade. Conforme os organizadores, na Educação Infantil o trabalho com a arte amplia o conhecimento de mundo da criança, na utilização e exploração dos diversos materiais, entrando em contato com diferentes expressões artísticas.

Conforme a gestora da unidade, Miriam Rodrigues de Oliveira, o CEI Chapeuzinho vermelho está encerrando o projeto ‘Um convite para viver no mundo encantado do CEI Chapeuzinho Vermelho’. “Por meio desse trabalho as crianças conheceram a origem do nome, os espaços físicos, formação de valores, hábitos de higiene, alimentação saudável e também entraram no mundo da imaginação por meio das contações de histórias, teatros referentes ao tema. Crianças e famílias participaram e se envolveram nas atividades propostas pelas professoras. Sempre procuramos trabalhar essa integração entre as famílias e escola para que nosso projeto seja finalizado com sucesso. A exposição de atividades ocorre todos os anos, para que os responsáveis possam conhecer o projeto desenvolvido pelas professoras e alunos”, explica.

As produções artísticas das crianças são expostas em murais na entrada do CEI. As educadoras explicam que, durante as apresentações das diferentes obras, é possível analisar o desenvolvimento de várias habilidades nas crianças.  Por exemplo, na linguagem, elas aprendem as diferentes expressões de formas de comunicação: gestual, oral e escrita por meio da roda de conversas e conhecimento. A produção de trabalhos de artes possibilita o desenvolvimento da coordenação motora global e motora fina.