Rio Fortuna

Entre os dias 14 a 20 do próximo mês, o projeto Crê Ser, uma iniciativa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), será desenvolvido em Rio Fortuna. Apenas sete cidades catarinenses receberão a oficina, cuja proposta é utilizar as artes visuais como instrumento de liberação da criatividade e fortalecimento da auto-estima, a fim de motivar crianças e adolescentes a pintarem seus desejos.

O programa é desenvolvido por meio da lei estadual de incentivo à cultura, o Funcultural, e prevê atividades em instituições de ensino público, uma mostra no Centro Integrado de Cultura (CIC), além da produção de um catálogo e de um DVD. O projeto é coordenado pela artista plástica Sofia Camargo, brasileira que vive na capital alemã, Berlim, onde realiza diversos projetos de arte.

Ela e o marido, Thomas Klasen, chegaram a Florianópolis em fevereiro deste ano. A primeira etapa do trabalho, quando eles fizeram pesquisas de reconhecimento do campo de intervenção, começou em março. O casal já passou por Rio dos Cedros, Blumenau e Treze Tílias. Entre os dias 28 deste mês e 2 de maio, eles estarão em Bom Jesus.

Na semana seguinte, em Maravilha e depois em Rio Fortuna. A etapa encerra entre os dias 26 e 30 de maio em Florianópolis. Em Rio Fortuna, o projeto Crê Ser será desenvolvido com estudantes das escolas Nossa Senhora de Fátima e Professor José Boeing. As oficinas serão no Centro de Geração e Renda.