#Pracegover Foto: na imagem há uma mulher sorridente, um teclado, computador e uma garrafa de água
#Pracegover Foto: na imagem há uma mulher sorridente, um teclado, computador e uma garrafa de água

Medidas efetivas para evitar a contaminação e a proliferação da Covid-19, como lavar as mãos várias vezes ao dia, usar álcool em gel, manter o distanciamento social e usar máscaras, fazem parte do atual cenário pandêmico. Cuidados, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que precisam ser ampliados porque o vírus é capaz de sobreviver em diversas superfícies por horas ou até mesmo, por dias. Entre tantos locais que podem abrigar o Sars-Cov-2, o cabelo é um deles.

“O Coronavírus pode sim estar nos cabelos. Isso pode ocorrer porque tocamos na cabeça e principalmente, no nariz, olhos e boca. Outro costume muito frequente, em especial das mulheres, é ter o hábito de passar às mãos nos cabelos. Esse vírus tem como uma de suas características, uma camada oleosa que o envolve. Cabelo, barba e o rosto, no geral, produzem um volume maior de “gordura” durante o dia, o que permite que ele permaneça por mais tempo nessas áreas”, explica a dermatologista do Complexo Médico Provida, Dra. Cínthia Mendes (CRM:16.870 RQE:13.924).

A região capilar é uma das partes protegidas pelos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados pelos profissionais de saúde, além das luvas de procedimentos, máscaras, protetores faciais e aventais.

“Para as pessoas que trabalham com idosos, pacientes, em locais como centro cirúrgicos e enfermarias, isolar os cabelos com toucas ou prendê-los, evita que os fios sejam comprometidos, contaminados e contaminem”, orienta a médica.

A dermatologista indica neste período de pandemia, a lavagem diária dos fios, principalmente se for exposto a ambientes com maior potencial de contaminação. Xampus ou sabonetes são adstringentes e ao serem usados removem a sujeira e consequentemente a gordura, eliminando assim também o vírus.

“Manter os cabelos amarrados, evitar de levar as mãos nos fios, lavá-los com maior frequência, são medidas simples e necessárias para se evitar o Coronavírus”, completa.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul