A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo, em Imbituba, está próxima de ser entregue à comunidade. A unidade é muito esperada pela população e moradores de cidades vizinhas, que poderão usufruir da nova estrutura, que será regionalizada.

As obras na ala destinada à UTI estão em ritmo acelerado e dentro do cronograma. Faltam detalhes para que a estrutura ficar pronta. A previsão é de que os leitos sejam colocados em funcionamento até o dia 10 do próximo mês.

Na última semana, a prefeitura começou a receber os primeiros equipamentos que serão instalados no Hospital São Camilo. Inclusive, o município já efetuou a compra dos demais aparelhos que serão incorporados aos 10 leitos de UTI. Parte desses materiais foi custeada pelo Governo do Estado.

Por ser, neste primeiro momento, uma UTI Covid-19, o Governo do Estado irá bancar 100% do custo até o fim do ano. Em 2021, quando os leitos passarem a ser de Unidade de Terapia Intensiva normal, haverá a divisão dos valores entre o município de Imbituba e o Ministério da Saúde.

No próximo ano, para manter os 10 leitos em funcionamento, o custo mensal será de aproximadamente R$ 480 mil. Com a habilitação dos leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), esse valor cairá pela metade, já que o Governo Federal irá custear os outros 50% da manutenção mensal.

A instalação da UTI contou com o apoio da Associação Empresarial (ACIM), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Câmara de Vereadores.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul