#Pracegover Foto: na imagem há uma mulher de jaeco, um telefone, computador, quadros, uma mesa e uma cadeira
#Pracegover Foto: na imagem há uma mulher de jaeco, um telefone, computador, quadros, uma mesa e uma cadeira

Desde que a disseminação do novo coronavírus virou em março de 2020 uma pandemia, o Brasil e grande parte do mundo passou a exigir da população o uso de máscaras como proteção ao vírus. Passados os meses, alguns problemas de pele são registrados após o uso prolongado do equipamento individual, mas para continuar com o acessório sem causar prejuízos dermatológicos alguns cuidados são necessários.

“Usar o equipamento facial por horas tem favorecido o aparecimento e ou agravamento da acne e rosáceas. Fatores que, muitas vezes, dependendo do material ou tecido usado, podem chegar a desencadear dermatite de contato, alergias”, destaca a dermatologista do Complexo Médico Provida, em Tubarão, Dra. Maria Virgínia de Mello Guedes.

A orientação para esta época do ano, com as altas temperaturas, é usar, de preferência, máscaras com tecidos adequados para a proteção, porém mais finos ou de algodão.

“Maquiagens e cremes faciais também favorecem o aumento da oleosidade. Suor que desencadeia fatores para o aparecimento de acne. A opção então é maquiar apenas a área dos olhos”, indica a médica.

Em período de repouso, a Dr. Maria Virgínia recomenda hidratar a pele com cremes emolientes, com formulações simples e com os quais a pessoa já tenha histórico de experiência de utilização.

“O ideal é manter uma rotina de skincare ou seja, cuidados diários com a pele, com produtos mais leves a base de água. Usar foto protetores e hidratantes, além de fazer esfoliação leve no rosto, de duas ou três vezes na semana. Caso a pessoa já tenha um problema ou doença de pele diagnostica, os tratamentos de manutenção devem, em princípio, serem mantidos. Caso ocorram manifestações inesperadas, o ideal é consultar com o seu dermatologista”, completa.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul