#Pracegover Foto: na imagem há uma pessoa com luvas segurando o teste positivo para covid
#Pracegover Foto: na imagem há uma pessoa com luvas segurando o teste positivo para covid

A Unimed alerta a população de Tubarão e dos municípios vizinhos para o preocupante momento da Covid-19. Com a aceleração da pandemia na região e o agravamento da situação dos leitos de UTI, Tubarão e região voltaram ao risco “gravíssimo” para o coronavírus, de acordo com o mais recente boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde no dia 25 de novembro.

O comunicado é assinado pelo diretor-presidente da Unimed, Dr. André Luz Guedes.

No presente momento, todos nossos hospitais credenciados ao atendimento na Região da Amurel (incluindo Hospital Nossa Senhora da Conceição e Socimed) e fora dela, estão com 100 % de ocupação em leitos de internação e de UTI e sem possibilidades de ampliação de vagas devido a falta de mão de obra da área da saúde, já que muitos profissionais médicos e de enfermagem estão afastados pela doença.

A preocupação da Unimed é de que permanecendo a situação atual, nos próximos dias, não se consiga proporcionar assistência devida aos que procurem os hospitais da rede de atendimento credenciados.

O principal motivo para esta nova sobrecarga do atendimento público e privado é o comportamento da população, ignorando as medidas protetivas e participando de aglomerações apesar dos alertas das autoridades de saúde e dos meios de comunicação. Com este comunicado voltamos a pedir que cada pessoa, de forma consciente e responsável, siga rigorosamente os cuidados a seguir:

1. Sempre que puder, fique em casa.

2. Se precisar sair, use a máscara de forma correta, cobrindo a boca e o nariz durante todo o tempo de permanência na rua ou em locais públicos.

3. Lave constantemente as mãos e use álcool em gel.

4. Mantenha o distanciamento social.

5. Não entre sem necessidade em locais com muita gente, inclusive supermercados.

6. Evite qualquer tipo de aglomeração.

7. Só frequente os lugares que estejam adotando as medidas sanitárias exigidas, como uso de álcool em gel, uso de máscaras, distanciamento social, ambiente ventilado e lotação reduzida.

8. Caso você apresente sinais e sintomas leves da doença, como corrimento nasal, espirros e dor no corpo, o ideal é que procure ajuda pelos canais virtuais e fique em casa. Com isso você não sobrecarrega os hospitais e não corre o risco de adquirir o vírus nesses ambientes.

9. Se realizar teste da doença, aguarde o resultado em isolamento total em casa.

10. Se for diagnosticado com a doença, cumpra integralmente todo o período de isolamento, mesmo quando os sintomas melhorarem.

Não espere pela vacina para o controle da pandemia. Só o comportamento responsável e a consciência coletiva serão capazes de controlar o avanço da Covid-19. Ajude a conscientizar as pessoas para que cada um assuma a sua responsabilidade no combate à doença.

O momento é de unir esforços para evitar o colapso dos sistemas de saúde público e privado, para que nenhuma pessoa corra o risco de ficar sem atendimento – sendo ou não beneficiária de planos de saúde.

Se você é beneficiário dos planos de saúde da Unimed e tiver sintomas ou dúvidas, ligue para a nossa Central de Atendimento Coronavírus para receber as orientações: 0800 644 6655. A pandemia não acabou. Faça a sua parte.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul