Foto: Prefeitura Tubarão

Acontecerá no estacionamento do Farol Shopping, nesta sexta-feira (17), mais uma campanha de vacinação de segunda dose contra a Covid-19. Desta vez, poderão receber o imunizante as pessoas que receberam a primeira dose da vacina do laboratório AstraZeneca/FioCruz ou Pifzer até o dia 13 de julho, além das pessoas que estão em atraso com a segunda dose do laboratório Coronavac/Butantan. A vacinação acontecerá em sistema drive-thru das 14 às 20 horas, com horário diferenciado para pedestres, das 15 às 20 horas.

Para receber o imunizante, basta comparecer ao local portando um documento de identificação com foto, cartão do SUS e o comprovante de recebimento da primeira dose. Na data, a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS) realizará a campanha de arrecadação de  alimentos e produtos de higiene e limpeza, ação esta que auxilia diversas famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade por conta da pandemia.

Vale lembrar que é de extrema importância receber a aplicação da segunda dose do imunizante para que o cidadão esteja de fato protegido. Até o momento, não voltaram para completar o esquema vacinal pessoas que receberam a AstraZeneca/FioCruz (1.898), Coronavac/Butantan (1.726) e a Pfizer (2.427). Independente do atraso, é necessário que a aplicação da segunda dose seja realizada para que de fato haja proteção.

 

É importante ressaltar também, que os idosos de 85 anos ou mais que completaram o esquema vacinal a pelo menos 180 dias (6 meses) já podem receber a dose de reforço do imunizante. A aplicação desta dose ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem salas de vacina (clique aqui) das 9 às 11h30 e das 13 às 15 horas. Na sala de vacina da Policlínica Central a dose de reforço é aplicada de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas. Para receber o imunizante é necessário comparecer ao local portando um documento de identificação com foto, o cartão do SUS e o comprovante de recebimento das duas doses anteriores.