A secretaria municipal de Saúde (Semusa), confirmou nesta sexta-feira (19), por meio da Vigilância Epidemiológica, 31 novos casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus em Imbituba. Todos foram confirmados por teste rápido.

Os pacientes estão estáveis e em isolamento domiciliar. Dos 31 pacientes, 24 contraíram a doença por transmissão comunitária e sete por contado com pessoas anteriormente positivadas. O prefeito Rosenvaldo Júnior, alerta para a importância de que todos tenham consciência.

“É necessário que todos utilizem as suas máscaras, mantenham o distanciamento e tenham consciência de que não vencemos a batalha ainda. Só com responsabilidade e conscientização de todos vamos conseguir vencer”, afirma.

O município continua realizando testagem ampliada em massa da população e continuam testando algumas categorias de risco. O prefeito explica que cada tipo de teste tem um objeto e que eles estão são usados de acordo com a necessidade, caso e objetivo de cada teste.

Hoje foram mais 31 pacientes testados positivos, dos mais de 150 testes realizados ainda em uma população mais exposta. “De qualquer forma os números de casos positivos estão acontecendo, chegamos a 258 casos, o que mostra a necessidade de cuidar e se empenhar para garantir o controle da epidemia”, pontua o prefeito.

 

Fake news

Rosenvaldo comenta que alguns boatos têm surgido com relação aos testes e trabalhos desenvolvidos. “Quero garantir a todos que o nosso único objetivo é a segurança das pessoas. É poder continuar com a epidemia sob controle”, reforça.
Os testes rápidos feitos pela prefeitura, segundo o prefeito, são testes homologados pela Anvisa, de qualidade e que mostram a real situação do município. “Não temos objetivo e nem motivo para aumentar o número de casos positivos”, assegura.
E afirma que o município não recebe nenhum recurso a mais em virtude do número de casos positivos. “Isso é fake news. Os números positivos refletem sim é a presença do vírus que temos que combater em nossa cidade”, observa.

 

Hospitais

Entre as atividades, uma reunião com os prefeitos da Associação Municípios Região de Laguna (Amurel), ocorreu nesta sexta-feira (19). “O que temos a dizer é que a epidemia está crescendo em Santa Catarina, em nossa região. Os casos internados para covid-19 no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, que é nossa referência está aumentando e já passou de 50%, é momento de termos muito cuidado”, alerta Rosenvaldo.
Além disso, o secretário da Saúde do Estado esteve em Imbituba e visitou o Hospital São Camilo. O prefeito afirma ter sido positiva a visita. “Estamos trabalhando para que em breve tenhamos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Imbituba. Talvez não leitos específicos para covid-19, mas leitos de UTI geral que possam ficar para a cidade. Esse foi um dos motivos da visita técnica ao hospital. Reforço que estamos trabalhando para trazer este ganho para a nossa cidade”, finaliza.