#pracegover Na foto, Carmem está sentada no banco do carro e uma enfermeira aplica a vacina
Foto: Assessoria de imprensa prefeitura de Tubarão

A segunda fase da vacinação contra a Covid-19, que tem como público-alvo os idosos acima de 90 anos e profissionais da Saúde a partir de 60 anos que ainda atuam na área, iniciaram nesta sexta-feira (12) em Tubarão.

Carmen Mendes Stapazzoli, de 92 anos, foi a primeira idosa a receber a vacina nessa segunda etapa. Os dois grupos serão atendidos das 9 às 21 horas, no estacionamento do Farol Shopping, em sistema “drive-thru” – com o paciente dentro do veículo.

Segundo estimativa da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a expectativa é vacinar 500 idosos acima de 90 anos e, de 200 a 300 profissionais da Saúde. Idosos com esse perfil que estão acamados serão imunizados em casa. Os contatos com as famílias para o agendamento é realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A vacinação seguirá um rigoroso esquema de controle determinado pelo Ministério da Saúde e da secretaria de Saúde do Governo do Estado. É fundamental que todos tenham a documentação exigida pela FMS:

Documentos necessários:
Idosos: identidade com foto, cartão nacional do SUS e comprovante de residência.

Profissionais da Saúde com mais de 60 anos na ativa: documento com foto e comprovante de vínculo empregatício (declaração de Imposto de Renda, folha de pagamento ou Carteira de Trabalho).

1ª fase
Até agora, Tubarão recebeu 2.393 doses de vacinas contra a Covid-19 que foram aplicadas em 2.071 pessoas entre profissionais da Saúde e idosos alojados em instituições de longa permanência.Para fim de esclarecimentos, ressalta-se que a 1ª fase tem como público-alvo os trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência institucionalizada e idosa com mais de 60 anos, residentes de asilos e instituições psiquiátricas.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul