Foto: Marcelo Becker | Prefeitura de Tubarão

A Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, em Tubarão, parecia uma feira livre na tarde e noite desta quarta-feira (12).

Pelo menos 2,1 mil pessoas foram buscar o serviço de testagem para a Covid-19, oferecido gratuitamente no primeiro mutirão feito pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Milhares de pessoas realizaram o teste contra a Covid-19 nesta quarta-feira (12) em Tubarão (foto: Marcelo Becker | Prefeitura de Tubarão)

O resultado parcial da ação foi divulgado nesta noite. E os números são preocupantes. Dos 1.480 testes cujos resultados foram compilados até as 21h30min, 769 deram positivo para a Covid-19, o que representa 51,95% dos testes computados até o momento.

“Mais ou menos esperávamos esses dados em virtude da variante Ômicron, bastante transmissível”, lamenta o diretor-presidente da FMS, Daisson Trevisol (escute mais o áudio abaixo).

A estrutura montada na arena multiuso contou com 70 profissionais da FMS. Tudo foi organizado de forma que a pessoa testada já fosse imediatamente isolada, recebesse atendimento médico e a medicação necessária para o tratamento domiciliar.

Desta forma o cidadão não precisa circular pela cidade e, assim, evita ser um potencial transmissor da doença para outras pessoas.

“Vamos usar esses números para embasar nossas próximas decisões, pois teremos uma visão mais ampla do cenário atual”, antecipa o prefeito Joares Ponticelli.

A partir desta quinta-feira (13) a testagem poderá ser feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, onde estarão disponíveis testes do tipo antígeno à população.

A partir desta quinta-feira (13), os testes também poderão ser feitos nas Unidas Básicas de Saúde do município (foto: Marcelo Becker | Prefeitura de Tubarão)

Mesmo quem apresente sintomas leves, é importante que o teste seja feito. Isso garante o tratamento correto e também auxilia que outras pessoas do convívio familiar e social possam se proteger.

Como já é anunciado pela Fundação Municipal de Saúde ao longo desta semana, a vacinação contra a Covid-19 é feita exclusivamente na arena multiuso.

 

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul