Quarenta leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento de pacientes de Covid-19 em Santa Catarina foram habilitados. A portaria do Ministério da Saúde (MS) foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (22).

As habilitações atendem unidades hospitalares de cinco municípios pelo período de 90 dias:
São cinco leitos no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, 10 leitos no Hospital São José, em Criciúma, cinco leitos no Hospital Santo Antônio, em Blumenau, 10 leitos no Hospital Beatriz Ramos, em Indaial, e 10 leitos no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville

O Governo do Estado forneceu os equipamentos necessários para a ativação dos leitos e solicitou a habilitação de novos leitos para unidades. “Esse é mais um passo importante para o enfrentamento à pandemia em Santa Catarina. Atuamos para ampliar a rede de atendimento aos pacientes em todas as regiões no estado, nosso foco é preservar vidas”, afirmou o governador Carlos Moisés.

A habilitação tem validade de 90 dias para atendimento exclusivo a pacientes de Covid-19 e representa um repasse total de R$ 5,76 milhões para o enfrentamento da pandemia. Os recursos serão disponibilizados aos municípios e Estado de Santa Catarina em parcela única.

“É mais uma importante vitória, uma conquista para reforçar as unidades hospitalares, atender o pleito da comunidade e o que é mais importante: permitir o enfrentamento à pandemia”, destacou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

Em tempo: A situação está problemática nos hospitais. Não há mais vagas em UTI adulto pelo SUS em toda a região Sul do Estado. Já há pacientes sendo transferidos para cidades do Meio-Oeste e Planalto Catarinense.

Foto: Maila Barbi/ SES

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul