Corretoras alertam sobre fenômenos climáticos

Diante da possibilidade de novas ocorrências de risco de catástrofes naturais, cresce a adesão para seguro patrimonial. Vendaval em Tubarão no ano passado chegou à casa surpreendente de 220km/h.

Tubarão

Após o vendaval que assolou Tubarão e região, em outubro do ano passado, corretoras de seguros que atuam principalmente na Cidade Azul alertam para a prevenção quanto a novas ocorrências. Com a estrutura comprometida, boa parte das empresas e residências afetadas precisaram arcar com despesas inesperadas em decorrência de estragos. Sem contar os danos pessoais, que poderiam ter sido bem maiores se o evento tivesse acontecido em um dia útil.

Segundo estimativa do Núcleo de Corretoras de Seguros da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), o Nucleseg, a indenização levantada pelas seguradoras devido ao fenômeno meteorológico foi superior a R$ 50 milhões. Para as corretoras que fazem parte do núcleo, que se reúne periodicamente na Acit, o recurso vindo das coberturas de apólices de seguros patrimoniais foi fundamental neste processo.

“Um dos grandes desafios das empresas foi prosseguir suas atividades sem a estrutura devida e recursos imediatos para repará-las. Podemos dizer que as empresas seguradas receberam o recurso das seguradoras em tempo recorde, devido à abrangência do evento. Ainda assim, muitas coberturas ficaram aquém do necessário”, afirma o coordenador do Nucleseg, Mário Raphael Silvestre Prudêncio.

Aumenta procura por seguros
O coordenador do Nucleseg explica que a falta de precedentes em fenômenos como o que ocorreu na região é um dos principais motivos com relação às coberturas, o que já começou a mudar, principalmente porque se prevê novas ocorrências. “A procura por seguros, depois dos recentes eventos registrados na região, tem sido de 100% a mais com relação a outros períodos”, lembra Prudêncio. Uma das modalidades mais acessadas, reforça, é o seguro residencial. Vale lembrar que contar com um corretor de seguros neste momento pode fazer toda a diferença. “Como os sinistros acontecem normalmente nos momentos mais improváveis a disponibilidade encontrada no corretor de seguros traz a segurança e a agilidade que se espera nestes momentos de crise, com atendimento personalizado ao segurado”, reforça.

Foto: Rafael Andrade/Notisul