O feriado de Corpus Christi será celebrado nesta quinta-feira (11), porém, devido à pandemia de Covid-19, as comemorações serão diferentes nas paróquias da diocese de Tubarão. Na região, tradicional procissão com os tapetes de serragem montados nas ruas não serão feitos.

O convite é para que os fiéis acompanhem com o olhar e com o coração, de suas casas. As missas e a bênção com o santíssimo Sacramento serão transmitidas pelos meios de comunicação católicos e redes sociais.

A data é especial para o catolicismo, já que recorda a instituição da eucaristia e celebra o corpo e o sangue de Jesus presentes nela. De acordo com o padre Rafael Uliano, a Igreja Católica comemora em todo mundo, o dia de Corpus Christi. O nome vem do latim e significa, ‘Corpo de Cristo’. Tem como objetivo, celebrar o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo. “É um dia em que os fiéis tradicionalmente confeccionam os tapetes feitos de flores, serragem e outros materiais, pelas ruas onde passará o Santíssimo Sacramento”, explica.

Conforme o padre, a motivação litúrgica para o evento é o louvor merecido à Eucaristia, fonte de vida da Igreja. “Celebrar o Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez da sua carne e sangue para a vida da igreja e comprometer-nos com a missão de levar esta boa nova para todas as pessoas”, observa.

Corpus Christi é uma expressão latina e significa corpo de Cristo. É um evento baseado em tradições católicas, realizado sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da santíssima trindade, que, por sua vez, ocorre no domingo próximo ao de Pentecostes.