Uma multidão de fiéis é esperada para as celebrações de Corpus Christi. Em Tubarão, todas as paróquias já estão organizadas para manter a tradição de montar os tapetes nas ruas do município.

Serão realizadas, nesta quinta-feira, às 15h, missas, seguidas por procissões nas Paróquias de Santa Teresinha do Menino Jesus (Passagem), Nossa Senhora de Fátima (Humaitá),Nossa Senhora Imaculada Conceição (Morrotes) e na Catedral (centro). Na Paróquia São José do Operário (Oficinas) será às 14h e na São Francisco de Assis (Monte Castelo), às 14h30.

A data é especial para o catolicismo, já que recorda a instituição da eucaristia e celebra o corpo e o sangue de Jesus presentes nela. De acordo com o padre Rafael Uliano, a Igreja Católica comemora em todo mundo, o dia de Corpus Christi. O nome vem do latim e significa, ‘Corpo de Cristo’. Tem como objetivo, celebrar o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo. “É um dia em que os fiéis tradicionalmente confeccionam os tapetes feitos de flores, serragem e outros materiais, pelas ruas onde passará o Santíssimo Sacramento”, explica.

Conforme o padre, a motivação litúrgica para o evento é o louvor merecido à Eucaristia, fonte de vida da Igreja. “Celebrar o Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez da sua carne e sangue para a vida da igreja e comprometer-nos com a missão de levar esta boa nova para todas as pessoas”, observa.

Corpus Christi é uma expressão latina e significa corpo de Cristo. É um evento baseado em tradições católicas, realizado sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da santíssima trindade, que, por sua vez, ocorre no domingo próximo ao de Pentecostes.

Na Diocese de Tubarão, das 28 Paróquias, duas paróquias não celebrarão Missa Solene e nem farão procissão, para evitar aglomerado de pessoas. A decisão é em decorrência dos casos de meningite na cidade de Imbituba. Em comunicado oficial, os párocos padre Pedro de Oliveira (Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Nova Brasília) e padre Sérgio Gomes (Paróquia Imaculada Conceição – Centro) informam que a igreja matriz de cada paróquia ficará aberta para adoração ao Santíssimo Sacramento, das 9h às 11h.