Tubarão

Em tempos de pandemia, é preciso ampliar os recursos de toda a sociedade para conseguir barrar o problema que assola não somente a região e o Estado, mas o Brasil e o mundo. Há meses, diversos países travam uma luta contra o coronavírus. Em Tubarão, por exemplo, inúmeras ações têm ocorrido para mobilizar a cidade contra a doença.

Nesta segunda-feira (30), em sessão da Câmara Legislativa de Tubarão, o vereador Alexandre Moraes, apresentou Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município, para que os salários dos parlamentares possam ser destinados ao enfrentamento durante este período de Covid-19. Segundo Moraes, a proposta precisa da assinatura de seis parlamentares e já está disponível na casa legislativa. “Importante assinar a petição para dar seguimento a proposta. Trata se de destinar os salários no período de calamidade para enfrentar a crise”, explicou o vereador.

Segundo o parlamentar, esta seria uma maneira de contribuir efetivamente com os demais esforços. “Neste momento estamos pedindo aos empresários que não demitam, aos trabalhadores autônomos que fiquem em casa e aos governos que destinem recursos para minimizar a crise do Covid-19 e a econômica, é necessário darmos o exemplo e fazermos nossa parte. É o mínimo”, enfatiza.

O sentimento de que é preciso ajudar o próximo nos últimos dias tem extrapolado as relações pessoais. Diante de um provável colapso da economia, com o fechamento de atividades não essenciais, empresários, por exemplo, abrem mão do lucro para manter empregos, fazer com que as doações cheguem onde realmente são necessárias e mudam a produção para garantir o abastecimento de produtos essenciais em tempos de contaminação.

Nesta segunda-feira, a prefeitura de Tubarão, anunciou o 14º caso confirmado de coronavírus. Na Cidade Azul há 40 casos suspeitos, 241 em monitoramento e 316 descartados. Em Santa Catarina, os números de pessoas infectadas com Covid-19 chegam a 219. O novo boletim do Ministério da Saúde divulgou que o Brasil acumula 159 mortes pelo novo coronavírus. Já a quantidade de casos positivos para a doença é de 4.579.