A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou o boletim informativo sobre a pandemia de Covid-19 em Tubarão e na região desta segunda-feira (27), onde o diretor-presidente da entidade, Daisson Trevisol, chama a atenção da população sobre a falsa impressão de calmaria que alguns podem ter, em relação ao novo coronavírus, uma vez que os reflexos hoje sentidos são ainda das primeiras medidas preventivas tomadas, e que, da mesma forma, os reflexos da posterior flexibilização de algumas atividades efetuadas no estado, e na cidade por consequência, serão igualmente sentidas, devendo as pessoas, por isso, manterem-se alertas.

Sobre os números desta segunda-feira (27), existem 1.273 casos notificados à Vigilância Epidemiológica, com 48 pacientes classificados como casos suspeitos, e que aguardam os resultados dos exames. Casos confirmados, Tubarão possui até o momento 70 registros, dos quais 34 pelo Laboratório Central de Santa Catarina, o Lacen, e 36 positivados através de testes rápidos realizados nas redes privada e pública. O Lacen, ainda, testou negativo para 163 exames, enquanto outros 189 foram negativados por testes rápidos.

Por sua vez, existem 191 pacientes em sistema de monitoramento pelo Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde, o COEMS, órgão municipal para o que você pode ligar caso tenha dúvidas sobre o novo coronavírus ou apresente sintomas. O serviço funciona todos os dias, das 7 às 22 horas, através dos telefones (48) 3621-9618 e (48) 3621-9619. Têm-se, também, o registro de 54 pacientes curados e dois óbitos.

Nos hospitais, existem 15 pacientes internados – oito em enfermaria, sendo dois positivos, ambos de Tubarão, e seis encontram-se no aguardo dos resultados de seus exames, sendo dois de Tubarão, um de Gravatal, um de Sangão e dois de Capivari de Baixo – e sete nas UTIs, sendo cinco casos confirmados – um de Tubarão, um de Pescaria Brava, um de Gravatal, um de Jaguaruna e um de Imbituba – e dois no aguardo de seus exames, um de Tubarão e um de Imbituba.

Para receber o boletim informativo de segunda a sexta-feira acesse aqui e entre para o grupo de WhatsApp criado para este serviço. Os boletins serão também publicados aos finais de semana e feriados, de forma extraordinária, se assim se fizer necessário.