Tubarão

Para garantir a segurança da população em meio ao surto de coronavírus, as linhas municipais do transporte coletivo foram suspensas temporariamente na região da Amurel e em todo o Estado. Viagens interestaduais também não ocorrem desde a publicação do decreto na terça-feira (17) da semana passada e renovado nesta segunda-feira (23), pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL).

Em Tubarão, por exemplo, os dois hospitais e supermercados não puderam parar, uma vez que são considerados serviços essenciais. Para continuar as atividades as empresas fretaram ônibus, micro-ônibus e vans para os moradores de bairros mais afastados ou cidades vizinhas como Capivari de Baixo e Laguna.

A equipe de reportagem do Portal Notisul buscou contato com algumas empresas de transporte da Cidade Azul, porém as ligações não foram atendidas na maioria das prestadoras de serviço. Conforme representantes da Transportes Capivari LTDA, que realiza o transporte de passageiros intermunicipal para Tubarão x Capivari de Baixo e também Tubarão x Braço do Norte, a empresa voltará atender somente na próxima quarta-feira, quando se encerrará o decreto estadual.

As linhas estaduais também não são atendidas no município. A Rodoviária Municipal de Tubarão não atende os veículos de transporte interestadual e também intermunicipal desde semana passada quando o governo do Estado publicou o decreto. A maioria das viagens para Estados e municípios tem ocorrido por meio de carros de passeio.

Juliana de Oliveira, deTubarão, precisava viajar para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul na semana passada, mas com o decreto e a sua prorrogação ela não sabe quando estará no Estado vizinho. “Era necessário realizar essa viagem, mas foi necessário postergar. Não posso colocar os meus interesses acima da população que neste momento tem sofrido muito com a pandemia. A economia se recupera, mas a saúde não”, enfatiza.

Por 15 dias, está proibida a circulação de quaisquer linhas de ônibus em Santa Catarina. A medida afeta linhas regulares e veículos de turismo. Santa Catarina tem hoje 149 casos confirmados de coronavírus e 325 suspeitas. Foi um aumento de cerca de 20% dos infectados nas últimas 24 horas. O Brasil tem 77 mortes e 2.915 casos confirmados de novo coronavírus.