Como ocorre diariamente desde o início da pandemia em Tubarão, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou o boletim informativo desta quarta-feira (1º) sobre os casos de Covid-19 em Tubarão e na região da Amurel.

O diretor-presidente da FMS, Daisson Trevisol, explica o funcionamento da parceria com o curso de Medicina da Unisul para o videomonitoramento de pacientes do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde, o COEMS, que acrescenta videochamadas aos serviços de WhatsApp e telefonemas utilizados desde o início.

“É uma evolução no acompanhamento desses pacientes, pensando na credibilidade e segurança na avaliação nos seus sinais e sintomas”, explica. O COEMS está disponível para você tirar suas dúvidas sobre a Covid-19, ou caso apresente algum sintoma, todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 7 às 22 horas, através dos telefones (48) 3621-9618 e (48) 3621-9619.

Em relação aos números de hoje, são 584 casos notificados, com 120 exames coletados e enviados ao Laboratório Central de Santa Catarina, o Lacen. Os casos confirmados registraram um aumento, chegando à marca de 18, sendo 12 contabilizados de forma oficial e seis confirmados em laboratórios particulares, e que aguardam a contraprova do Lacen para serem inseridos na contagem estadual.

Os casos suspeitos somam 38, enquanto os que se encontram em monitoramento são 256. Os descartados totalizam 398 pacientes. Sobre as internações hospitalares, existem 23 pacientes internados, sendo 14 em enfermarias e nove em UTIs. Dos que se encontram nas enfermarias, 13 são adultos, com dois casos confirmados – um de Braço do Norte e o outro de Tubarão – e os outros 11 pacientes aguardam resultados de seus exames. Destes, cinco são de Tubarão, dois de Laguna, dois de Capivari de Baixo, um de Gravatal e um de São Ludgero.

Na ala pediátrica, uma criança, de Tubarão, também espera pelo resultado de seu exame. Já nas UTIs, dos nove internados, cinco testaram positivo para o novo coronavírus – dois de Braço do Norte, um de Tubarão, um de Urussanga e um de Pescaria Brava – e outros quatro que aguardam os resultados laboratoriais, sendo dois da Cidade Azul, um de Capivari de Baixo e um de Sangão.

Para receber diariamente nosso boletim, salve em seu celular o número (48) 98419-7310, e envie uma mensagem de WhatsApp com o seu nome. Este número não recebe ligações e nenhum outro tipo de mensagem.