Para proporcionar mais segurança aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde que estão trabalhando para evitar a disseminação do novo coronavírus em Criciúma, a Administração Municipal alugou quartos de um hotel localizado na área central do município. A iniciativa foi anunciada na manhã deste sábado (21) pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, durante reunião de prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).

No total, 25 quartos do hotel foram alugados. “Precisamos prezar pela segurança dos criciumenses, que devem permanecer em casa, e dos servidores da área da saúde, que estão atuando no dia a dia. Não queremos que os trabalhadores se contaminem pela doença”, explica Salvaro. Somente no Centro de Triagem Coronavírus – 24h, instalado na região central de Criciúma, a Secretaria Municipal de Saúde reúne até 48 trabalhadores.

Carros de som pelos bairros

Neste sábado, a Administração Municipal começou a circular carros de som pelos bairros de Criciúma visando orientar os moradores a permanecerem em casa devido à pandemia de coronavírus, que provoca a doença Covid-19. “Todos devem colaborar. Estamos passando por uma situação delicada, que exige a compreensão e o esforço da sociedade em geral”, afirma o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

CT Antenor Angeloni

Salvaro e Casagrande visitaram neste sábado o Centro de Treinamento (CT) Antenor Angeloni, no bairro Cristo Redentor. A estrutura do Criciúma Esporte Clube pode virar um Centro de Referência para combater a doença. “Conhecemos o CT do Criciúma, que conta com 30 quartos. Esses quartos podem virar leitos e nos auxiliar. A gente agradece a diretoria do Criciúma que colocou o local à disposição da prefeitura”, pontua o prefeito.

Centro de Triagem

O Centro de Triagem Coronavírus – 24h foi implantado na estrutura da antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, situada nas proximidades do Hospital São José (HSJ). Os serviços da unidade foram transferidos para a UBS Centro Dr. Antônio Pazini, localizada no Edifício Joacir José Milanez, na rua João Pessoa, no Centro. “As pessoas que apresentarem sintomas da doença devem procurar uma UBS antes de ir ao Centro de Triagem”, destaca Casagrande.

Central telefônica do Centro de Triagem

Uma central telefônica foi disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde para repassar orientações sobre o novo coronavírus aos criciumenses. As pessoas que apresentarem sintomas da doença podem entrar em contato pelo número (48) 3431-0431. A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Prefeitura de Criciúma, para esclarecer dúvidas dos moradores, também disponibilizou o site covid19.criciuma.sc.gov.br.

Recomendações da Vigilância Epidemiológica/Setor de Agravos da Secretaria Municipal de Saúde:

– Primeiramente sem pânico, apesar do cenário mundial, não há casos confirmados até o momento em Criciúma. Todavia, é tempo de intensificar as medidas de prevenção e controle para combater a transmissão do vírus.

– Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

– Cubra o rosto quando tossir ou espirrar (de preferência com o ombro ou o antebraço).

– Desconsidere informações divulgadas por fontes não oficiais. As fontes oficiais são: Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina, Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

– Evite aglomerações e circulação por locais com grande número de pessoas.

– Evite beijos, abraços e apertos de mão.

– Mantenha os ambientes arejados.

– Evite visitar idosos. Os idosos são a população mais vulnerável, portanto cabe protegê-los e dentro do possível utilizar os meios de comunicação.

– Ao apresentar sinais e sintomas de alerta procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Evitar idas desnecessárias aos serviços de urgência é fundamental para impedir risco maior.