Como nas Paróquias de Gravatal e Braço do Norte, divulgadas recentemente, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Catedral de Tubarão, também adota medidas preventivas para contribuir com a ‘não propagação’ do coronavírus. 

O pároco da catedral, Eduardo Rocha, alerta para as alterações de funcionamento diário da paróquia em virtude das recomendações, por meio do decreto municipal n. 4.979 de 16 de março de 2020. “Nós como igreja estamos atentos e acatando integralmente a todas as orientações das autoridades civis e sanitárias. Semanalmente costumam passar um grande número de fiéis, então para preservá-las nós estamos tomando essas pedidas bastante drásticas considerando a época do ano, mas necessário”, reforça. 

Em nota, a catedral explica que ficam suspensas por tempo indeterminado, as missas e celebrações de modo público na catedral diocesana, na cripta e demais comunidades da Paróquia. As missas e celebrações serão transmitidas via internet (facebook e instagram), TVs e rádio.

As ações como a catequese, encontros de grupos de famílias, terço dos homens, reuniões com aglomeração de pessoas, demais eventos pastorais, visitas domiciliares dos padres e dos ministros extraordinários da distribuição da sagrada comunhão, mutirões para confissões, estarão suspensas até nova determinação. 

 Já as confissões serão atendidas durante o expediente paroquial, no Centro de Atividades da Catedral, e as celebrações exequiais (funerais) serão realizadas apenas na presença do padre, diácono ou ministro assistente, além de familiares próximos, sem aglomerações e somente na capela funerária. Também está cancelada a tradicional Procissão de Passos, que ocorreria no próximo dia 29. 

“Considerando o tempo da quaresma, Semana Santa que se aproxima, é a principal festa para nós cristãos e que os católicos mais participam. Então isso nos dói um pouco, mas acima de tudo é o bem comum e o bem das pessoas, é importante preservá-las de qualquer gripe, surto, doença. São medidas que optamos em seguir desta forma, para o bem de todos e que o coronavírus não se espalhe cada vez mais”, ressalta o pároco.

Vale ressaltar, que a catedral ficará aberta nos horários de costume, para oração privada, e a secretaria paroquial permanecerá aberta com a presença dos padres e demais colaboradores da paróquia até que se receba outra orientação das autoridades eclesiásticas e civis.

Ainda em nota, com relação à Semana Santa, considerando o prazo estabelecido pelo decreto municipal, serão aguardadas as futuras orientações para definição se haverá realização ou não. As informações serão disponibilizadas nas páginas oficiais da paróquia da catedral no facebook e instagram ou poderão ser obtidas em horário comercial, por telefone: (48) 3622-1631. 

Horários das missas

Na semana os horários de missas serão apenas as 19h. Já no fim de semana mais horários serão disponibilizados. Aos sábados às 19h e aos domingos às 9h e 19h30.