O médico cirurgião plástico Alexandre Alberton, de Rio Fortuna, é um dos pacientes do município que tiveram Covid-19 e se recuperaram. Entre os casos positivados da doença na cidade está o prefeito Lindomar Ballmann (PSD). Em diversos municípios de Santa Catarina, profissionais de saúde foram contaminados pelo novo coronavírus.

O cirurgião teve sintomas médios, que foram tratados em casa, sem precisar procurar um hospital. Ele identificou a doença por meio de um teste rápido. “Com muita satisfação quero informar que estou em casa, praticamente recuperado Covid-19. Quero agradecer do fundo do coração as boas intenções que recebi. Torço para que todos os doentes se recuperem bem”, enfatiza.

Alberton relata que começou a sentir os sintomas há quase duas semanas, quando ele acredita que contraiu o vírus. “Fui diagnosticado com Covid-19. Estou em isolamento domiciliar e apresentando sintomas leves. Peço a compreensão de todos, mas não poderei atender neste período. Espero que em breve eu vote a ativa”, escreveu em sua rede social no dia 28 de junho.

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos das prefeituras, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades estão suspensas por tempo indeterminado. A maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral seguem com algumas restrições.

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença. É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar).

Entre no nosso grupo do telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/Notisul