O Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Braço do Norte, divulgado nesta quarta-feira (17), confirmou dois novos casos de coronavírus no município. A Cidade do Vale tem 167 resultados positivos da Covid-19. O informe municipal apontou ainda que 162 pacientes foram curados da doença.

Diariamente, o município e o Estado divulgam informações dos casos relacionados ao novo coronavírus. Em Braço do Norte, em 95 dias foram realizados 911 exames, destes, 707 descartados, seis pacientes monitorados, 37 suspeitos, três em tratamento domiciliar e dois óbitos. As mortes ocorreram em abril.

Os 162 pacientes curados são casos confirmados de Covid-19 que receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de 14 dias sem intercorrências. Em Santa Catarina há 14.402 pacientes com teste positivo para Covid-19, dos quais 12.212 já estão recuperados e 1.978 permanecem em acompanhamento.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou no dia 11 de março situação de pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). No início da doença, não existe diferença quanto aos sinais e sintomas de uma infecção pelo novo coronavírus em comparação com os demais vírus. Por isso, é importante ficar atento às áreas de transmissão local.

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto no final de 2019 após casos registrados na China. O número de casos registrados mobilizou organismos internacionais e a comunidade científica na busca por respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento.