Em tempos de coronavírus, os hospitais dos municípios se preparam para o pico da pandemia na região. Em Tubarão, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), contará com novos leitos a partir da próxima semana.

Já o Hospital Socimed, estruturou uma unidade para atendimento exclusiva aos casos relacionados ao coronavírus. O novo espaço foi ativado no sábado (28), e disponibiliza dez novos leitos de alta complexidade que soma à unidade de internação, já destinada a pacientes com suspeita ou comprovação do diagnóstico de coronavírus.

Com isso, pacientes suspeitos ou confirmados para coronavírus permanecerão na ala de isolamento com todos os recursos disponíveis na estrutura geral do hospital. “Nosso plano de contingência foi elaborado a fim de atender da melhor forma, a nossa população e minimizar os impactos decorrentes do coronavírus”, explica a diretora executiva, Andrea Drumond.

Em Imbituba 30 camas de hospital, adquiridas pela prefeitura chegaram no município e já foram encaminhadas ao Hospital São Camilo. Os leitos serão somados aos já existentes no setor de isolamento da unidade para o combate ao coronavírus.

A previsão é que a instituição tenha nos próximos dias, entre 40 e 50 leitos exclusivos para as ações de pandemia. Para os próximos dias está prevista a chegada dos respiradores e monitores. Assim, como os leitos, os equipamentos adquiridos pela prefeitura serão repassados ao Hospital São Camilo.

Espaço para o primeiro atendimento
A emergência para os casos relacionados ao covid-19 servirá como uma espécie de triagem. Após o primeiro atendimento, os casos considerados graves serão encaminhados ao setor de isolamento do hospital.

Vale ressaltar, que a emergência do Hospital São Camilo continuará funcionando dentro da unidade e prestando o atendimento aos pacientes com outros tipos de enfermidades. A separação das emergências foi determinada para garantir o controle dos casos atendidos e o combate à proliferação do coronavírus.