O Governo do Estado confirmou 40 casos do novo coronavírus em Santa Catarina no boletim divulgado na noite desta sexta-feira, 20. Há oito pacientes internados em hospitais do Estado com sintomas da doença, alguns já tiveram a confirmação da doença Covid-19, outros aguardam o resultado. Entre eles, quatro são idosos e um é uma criança. 

Diante do crescimento rápido desde as duas primeiras confirmações no Estado, no dia 12 de março, o governador do Estado Carlos Moisés volta a reforçar a importância da sua medida emitida em decreto para paralisação dos serviços não essenciais e para que as pessoas fiquem em isolamento em casa. 

“Se continuarmos nesta mesma escala, no final de semana talvez a gente tenha mais de 100 casos confirmados do novo coronavírus. Estima-se que 10% dos casos precisarão de atendimento intensivo. Temos um planejamento para isso”, destacou Moisés.

O governador ainda destaca que há um crescimento exponencial e por isso as medidas de manter o isolamento, decretada no dia 17, para que o Estado contenha a propagação. “Com certeza teríamos um cenário mais preocupante se não tivéssemos agido rápido”, disse. 

No total, 14 municípios têm registro de pacientes com Covid-19: Florianópolis (10), Rancho Queimado (2), São José (1), Balneário Camboriú (4), Itajaí (1), Navegantes (1), Joinville (3), Pomerode (1), Jaraguá do Sul (1), Imbituba (2),  Braço do Norte (4), Tubarão (6), Criciúma (3) e Chapecó (1). O Estado tem 361 casos suspeitos. 

Foto: Robson Valverde / SES