Liliane Dias

Tubarão

Que sequelas permanecerão por um longo período após a crise passar, todos sabem que sim. Perdas de todos os tipos ocorrerão, mas o que puder ser feito para que este efeito seja amenizado também será feito. A reportagem do Portal Notisul procurou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão, Rafael Gomes Silvério para obter informações sobre que ações a instituição pensa em promover em contribuição.

Sobre ações que serão necessárias para tentar amenizar o impacto econômico que inevitavelmente atingirá o município, o presidente disse que ainda não há um estudo, mas que o secretário de desenvolvimento econômico, Giovani Bernardo, já esteve em contato com a instituição em busca de sugestões e ideias. “O secretário solicitou que enviássemos ideias e sugestões para a recuperação da economia de Tubarão pós-crise. Creio que enviaremos na próxima semana”, afirma.

Dentro do quadro econômico, e com base nos tipos de empresas no município, Rafael explica que os incentivos do governo como prorrogação e parcelamento de alguns tributos vão apenas dar um alívio para as despesas nestes próximos três meses. “Além deste incentivo, o governo disponibilizará linhas de crédito com carência e juros reduzidos, mas isso terá que ser pago lá na frente”, pontua.

A princípio, o comércio retornará em primeiro de abril. Serão praticamente duas semanas com o comércio fechado. O presidente reforça que as entidades empresariais têm negociado com o governo do Estado o retorno às atividades com medidas que garantam a segurança dos colaboradores e dos clientes. “Se não o prejuízo não será só na saúde das pessoas só por conta do corona, mas também econômico, pois as pessoas estarão sem dinheiro e muitos poderão ficar sem emprego, gerando um mal ainda maior”, acrescenta.

Enquanto nada pode ser feito para mudar o cenário, a instituição disponibiliza uma série de lives com temas interessantes denominado “CDL em Casa”. “A divulgação já está no Instagram @cdltubarao. A primeira live foi nesta terça-feira com uma especialista em gestão de pessoas falando sobre controle emocional. Teremos lives todos os dias com diferentes temas até sexta-feira (27), sempre às 18h no Instagram da CDL” detalha o presidente.