O Hospital Nossa Senhora da Conceição disponibiliza 12 leitos habilitados para covid-19, pagos pelo Ministério da Saúde. “Estamos praticamente no limite máximo de utilização dele. Por isso nós temos que respeitar as medidas adotadas”, explica o secretário municipal de Saúde Daisson Trevisol, no boletim desta terça-feira (30).

Por conta disso, o secretário alerta sobre próximas internações. “As pessoas que derem entrada pelo SUS [Sistema Único de Saúde] nesse momento, podem ser transferidas para outros hospitais também, pois ainda temos algumas vagas na região Sul relacionadas a esses leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva]”, ressalta Daisson.

Mas, em virtude do pedido de liberação de novos leitos já ter sido feito ao Estado, espera-se não ser necessárias medidas de transferências, pois o município permanece atendo. “O estado tem se posicionado a favor de habilitar mais leitos e nós estamos fazendo essa mobilização aqui na região da Amurel”, tranquiliza.

 

Números

O secretário explica que hoje são 31 pacientes hospitalizados no município. Destes, 19 pacientes estão em enfermaria, sendo oito confirmados para covid-19 (três de Tubarão, dois de Laguna, um de Goiás, um de Pescaria Brava e um de Gravatal). Já os suspeitos são 11 (nove de Tubarão, um de Laguna e um de Forquilhinha), além de um paciente suspeito de Tubarão na UTI infantil.

Na UTI adulto, são 11 pacientes sendo oito confirmados (três de Tubarão, um de Imbituba, um de São Martinho, um de São Ludgero, um de Pescaria Brava e um de Capivari de Baixo), já os suspeitos são três (um de Capivari de Baixo, um de Braço do Norte e um de Pescaria Brava).

 

No município

Nestes, aproximadamente, 100 dias de pandemia o município de Tubarão atendeu nos postos de atendimento cerca de 92 mil pessoas. “Ou seja, quase a totalidade da população de Tubarão, num período de três meses e alguns dias”, avalia o secretário.

Além disso, Daisson conta que foram realizamos 4.648 testes. Destes, 1.340 PCR’s, 52 testes sorológicos e 3.256 testes rápidos. “Estamos aguardando 306 PCR’s do Estado para que possamos confirmar mais alguns pacientes. Vale lembrar que os exames estão demorando um pouco para que possa receber os resultados”, pontua.

Os casos notificados no município, até esta terça-feira (30), são de 6.339. Destes, 795 são de pessoas em monitoramento. Confirmados até o momento são 455 pacientes. Destes, 375 curados, 69 pacientes sendo monitorados, três hospitalizados confirmados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), três pacientes confirmados em enfermaria e 5 óbitos.