A partir desta terça-feira (21), seguindo na linha de ampliação de fiscalização e ao mesmo tempo de testagem no município, a ação de testagem será iniciada. A intenção num primeiro momento, é testar as pessoas que tiveram contato com os positivados e ocorrerá na Arena Multiuso.

A informação foi dada pelo secretário de Saúde do município, Daisson Trevisol, em boletim informativo nesta segunda-feira (20). “As testagens devem seguir na quarta, quinta e provavelmente na sexta e no sábado também”, explica.

A escolha do local foi para que houvesse o mínimo de aglomeração possível. “Alguns podem perguntar o porque de fazermos isso na Arena Multiuso fazendo com que as pessoas saiam de casa, nós já temos que fazer a testagem dessas pessoas e teríamos que mandá-las aos postos de saúde ou na Central de Atendimento na Policlínica. Para evitar que as pessoas circulem de forma desordenada atenderemos não mais que 300 pessoas durante o dia no sistema de drive-thru”, detalha.

O secretário alerta que o teste é apenas para as pessoas que tiveram algum contato com pessoas que já tiveram o coronavírus. “Fizemos contato e agendamos com esses pacientes e pedimos a compreensão de todos nesse momento”, pontua.

Além disso, Daisson pede que as pessoas permaneçam em isolamento social, que fiquem em casa e que sigam as orientações para que se possam vencer o coronavírus.

 

Números

Nas últimas 24 horas, o Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (Coems) atendeu 430 notificações de pessoas com sintomas relacionados a covid-19. Já são 10.711 notificados em Tubarão. Casos positivos para a doença é de 1.257. Nas últimas 24 horas foram 83 casos confirmados.

Dos tubaronenses que testaram positivos para a doença, 869 estão curados, 348 estão em monitoramento domiciliar, 16 hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito em enfermaria.

O número de óbitos chega a 16 confirmados para covid-19, só no final de semana, foram três pacientes. Até o momento 7.351 pessoas foram testadas, destas, 394 aguardam resultados e são consideradas suspeitas.

Quanto a ocupação dos hospitais, são 25 casos positivos internados em UTI adulto, sendo 16 de Tubarão, três de Capivari de Baixo, um de Laguna, um de Garopaba, dois de Gravatal, um de Imbituba e um de Armazém. Suspeitos em UTI adulto são dois de Tubarão.

Em enfermaria são 15 casos positivos. Oito de Tubarão, um de Laguna, cinco de Capivari de Baixo e um de São Martilho. Suspeitos em enfermaria são 31 pacientes. Destes, 17 são de Tubarão, um de Sangão, dez de Capivari de Baixo, um de Laguna, um de Imbituba e um de Braço do Norte.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul