A partir desta terça-feira (14), o efetivo de médicos no Centro de Triagem na Policlínica de Tubarão, será ampliado. O objetivo é agilizar o atendimento dos pacientes devido ao aumento no número de pessoas que estão procurando o serviço.

A informação foi passada pelo secretário municipal de Saúde, Daisson Trevisol, no boletim epidemiológico desta segunda-feira (13). “Vamos acrescentar um médico em cada período e também a adesão de enfermagem, para que possamos agilizar esse atendimento”, conta.

Daisson expõe que em conversas com o secretário de Saúde de Criciúma e outros secretários, além do Estado, há uma efetiva busca de habilitação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para atender a região em virtude de os leitos estarem quase no limite máximo em todos os hospitais do Sul do Estado.

“Conseguimos ampliar aqui em Tubarão mais cinco leitos, que serão habilitados ainda esta semana, leitos de UTI adultos. E também em Criciúma está aumentando em dez leitos disponíveis pelo Estado. Fiz o contato com o Estado e em breve liberará esses leitos para atender a população”, cita.

Daisson reforça que o credenciamento de UTI em Tubarão deve ser feito em breve. “Além disso, acredito que até amanhã conseguiremos lançar esse edital, para que os hospitais se credenciem”, explica.

Vale acrescentar que hoje, segundo o secretário, os hospitais possuem uma quantidade suficiente de respiradores para atender ao suporte ventilatório necessário dos pacientes. “O que falta na verdade são equipes para abrir mais vagas de UTI, mas mesmo assim, estamos sempre atrás de conversar com os hospitais para que eles possam abrir mais e mais vagas para atender a população”, tranquiliza.

 

Números

Nas últimas 24 horas, 63 novos casos de Covid-19, foram registrados em Tubarão. O município soma 862 casos confirmados, destes, 557 estão curados, 279 em monitoramento, 11 em UTI, nove em enfermaria e seis óbitos.

Quanto ao número de testes, até o fim da tarde desta segunda-feira (13), 6.293 foram realizados, destes, 326 ainda aguardam resultado sendo considerados suspeitos.

O centro de operações emergenciais em saúde de tubarão atendeu nas ultimas 24 horas, 291 notificações de pessoas com sintomas relacionados a Covid-19. Ao todo desde o inicio dos trabalhos do Coems, 8.819 tubaronenses já foram atendidps pelo órgão.

 

Ocupação dos leitos

Quanto a ocupação dos leitos, são 18 casos positivos internados em UTI: um de Imbituba, dez de Tubarão, dois de Capivari de Baixo, um de Braço do Norte um de Gravatal um de Armazem, um de Garopaba e um de Pescaria Brava. Já os casos suspeitos em UTI, são quatro: dois de Tubarão, um de Laguna e um de Imbituba.

Em enfermaria são 13 casos positivos: nove de Tubarão, um de Sangão, um de Capivari de Baixo, um de São Martinho e um de Braço do Norte. Já os suspeitos em enfermaria são 20 casos: 13 de Tubarão, um de Imbituba, dois de Capivari de Baixo, um de Gravatal e dois de Treze de Maio.

 

Entre em nosso grupo do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/Notisul