O município de São Ludgero, por meio da Vigilância em Saúde, lança estratégias para o combate ao novo Coronavírus. Além do boletim diário a prefeitura divulgará, a partir desta semana, uma análise detalhada de casos referente ao covid-19. As informações adicionais serão faixa etária, sexo, contaminação por bairro, entre outras informações.

A intenção é de que a população tenha uma real noção dos casos, bem como os locais de maior circulação do vírus no município. A partir desta análise, ações serão planejadas e implementadas a partir da próxima semana.

Entre as primeiras ações está uma pesquisa para identificar precocemente os pacientes sintomáticos leves e assim isolar mais rapidamente os infectados, diminuindo assim a circulação do vírus. Eles receberão um link dos Agentes Comunitários de Saúde por meio do aplicativo WhattsApp com um formulário online.

Com as respostas do questionário, sobre apresentação de sinais e sintomas, a equipe da Vigilância Epidemiológica poderá entrar em contato quando houver casos suspeitos para avaliação. Caso haja necessidade, a coleta de exame será agendada para diagnostico da covid-19.

Outra estratégia planejada será através de ações em bairros específicos com maior circulação do vírus. Uma equipe será deslocada para, em um dia marcado, efetuar a triagem dos pacientes com sintomas. A ação deve identificar possíveis focos de contaminação.

“Estamos realizando uma quantidade expressiva de testes e conseguindo traçar um perfil epidemiológico no nosso município. Agora vamos começar a buscar os possíveis focos de contaminação e não apenas esperar que o paciente nos procure. Vamos procurar estes pacientes contaminados para evitar que a contaminação se propague”, comenta Nilva Schlickmann Pickler, Secretária de Saúde.

 

Atualização desta sexta-feira

Foram confirmados em São Ludgero três novos casos nas últimas 24 horas. Até esta sexta-feira (17), o município confirmou 274 casos, destes 51 permanecem em isolamento domiciliar, 221 estão recuperados e dois pacientes vieram a óbito.

Dos casos suspeitos o município contabiliza 48 casos, destes 46 permanecem em isolamento domiciliar e dois encontram-se hospitalizados. Por meio de exames, somados os do Lacen e os testes rápidos, a cidade já testou 1.028 pacientes.

 

Entre em nosso grupo do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul