Mais dois casos foram confirmados nesta sexta-feira (22), pelo prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior. Assim, na atualização dos dados, o município chega a 33 casos confirmados de covid-19. O comunicado do prefeito ocorreu na noite desta sexta-feira.

Os dois novos casos são do bairro Vila Nova Alvorada. O casal foi diagnosticado por meio de testes rápidos adquiridos pelo município. O homem tem 67 anos e a esposa 65. Ambos estão estáveis e em isolamento domiciliar.

Os casos diagnosticados já estão no 13º dia do início dos sintomas. “Trata-se de um caso de transmissão comunitária, no entanto, ele é pescador industrial e esteve fora do município. Então é possível que esta transmissão não tenha ocorrido em Imbituba”, pontua o prefeito.

Rosenvaldo acrescenta que este senhor esteve em contato com outras pessoas. Há o relato, inclusive, de no dia das mães esteve em contato com mais nove pessoas em um almoço. “Por isso é tão importante mantermos os cuidados, e que todos mantenham o isolamento”, ressalta.

O prefeito explica que é preciso manter as determinações e cuidados. “Evitarmos aglomerações, reuniões com mais pessoas, almoços, festividades em geral, porque mesmo que no momento deste encontro não tenhamos os sintomas, podemos estar carregando o vírus e acabar transmitindo também”, alerta.

O cuidado pedido à população de Imbituba, segundo o prefeito, é atendido. Mas ele explica que é preciso que se mantenha assim, para que se possa evitar o alastramento do covid-19, em Imbituba.

Rosenvaldo afirma que há uma preocupação com este final de semana. “Tento em vista o feriado decretado em são Paulo, estamos adotando outras medidas, como o uso das máscaras obrigatório também nas ruas, em áreas públicas e teremos uma força tarefa passando em pousadas, praias, restaurantes, efetuando fiscalização e orientação”, detalha.

Provavelmente montaremos barreiras itinerantes na cidade para tentar controlar e orientar a chegada de pessoas de fora. “Tudo para cuidar bem da nossa população. Pois, essas pessoas de fora podem estar trazendo novos riscos para Imbituba”, pontua o prefeito.
Então, ele reforça o pedido da colaboração de todos. “Vamos continuar trabalhando firme nessa luta que não tem hora para acabar, mas quanto mais caprichosos, responsáveis nos cuidados mais cedo venceremos essa batalha”, finaliza.