Santa Catarina registrou 309 novos casos de Covid-19 e chegou aos 2.394, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde divulgados nesta quinta-feira (30). Ao todo, 48 pessoas morreram em decorrência da doença no Estado.

O secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, destacou em coletiva, que a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Santa Catarina nesta quinta-feira é de 15,68%. Atualmente em todo o Estado 101 pessoas estão internadas nas UTIs por causa da doença. Desses 66 na rede pública e 35 na rede privada.

De acordo com o governador, Carlos Moisés, o decreto com a proibição de circulação de transporte coletivo, eventos, inclusive os na modalidade esportiva e as aulas presenciais deve ser renovado nesta quinta. Segundo, o chefe do poder Executivo não expectativa de quando essas atividades serão retomadas. As ações são vistas como necessárias para prevenção e também conter à transmissão da doença.

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas.

O coronavírus é uma grande família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.