Chegada dos 5000 testes para coronavírus. Guarulhos - SP, 30/03/2020. Fotos: Divulgação/MS

O último balanço da Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina, divulgado nesta quinta-feira (23), registrou aumento de 1115 para 1170 casos confirmados de infecção por coronavírus no Estado. O governo catarinense confirmou mais três mortes por Covid-19.

De acordo com o governador Carlos Moisés (PSL), 162 pessoas tiveram alta Da Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para a enfermaria. O governo do Estado Não tem informado dados de pacientes considerados recuperados.

Conforme o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, a taxa de ocupação de leitos de UTI em Santa Catarina é de 16.20%. Ele destaca que há 106 pacientes com confirmação ou suspeita da doença em leitos de UTI.

O país soma 3.313 óbitos, 49.492 mil casos confirmados da doença e 26.573 pacientes recuperados. Ainda de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 19.606 casos estão em acompanhamento. As novas mortes marcaram um aumento de 14% em relação a ontem quando foram registrados 2.906 falecimentos. O percentual de acréscimo foi mais do que o dobro do divulgado ontem em relação a terça-feira, de 6%.

Nesta quarta-feira (22), foi autorizada a abertura de shoppings centers e outras atividades no Estado. No entanto, com a liberação, um shopping, em Blumenau teve aglomeração de pessoas durante a reabertura. Com o ocorrido no estabelecimento comercial, no Vale do Itajaí, a Justiça de Santa Catarina estabeleceu uma multa de R$ 500 mil por dia, se a administração não siga as normas de distanciamento social. A normativa foi estabelecida em portaria do Governo do Estado para a reabertura do local.