A Secretaria Municipal de Saúde de Capivari de Baixo informou, no início da noite desta sexta-feira (3), que o município tem 130 casos confirmados de Covid-19. São sete a mais do que no boletim anterior. Dos moradores da cidade termelétrica que tiveram teste positivo para infecção pelo novo coronavírus, 33 se recuperam em isolamento domiciliar e 97 estão recuperados.

No município 851 exames foram descartados. Além disso, há 35 casos suspeitos e 164 pessoas monitoradas. Não há registros de óbito na cidade termelétrica. De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Adriana Rufino, há três pacientes de Capivari de Baixo suspeitos de Covid-19, internados na enfermaria do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão e uma pessoa na Unidade de Saúde Intensiva (UTI) na unidade hospitalar.

Já no Hospital Socimed, um paciente suspeito está internado na enfermaria. “Pedimos que as pessoas só saiam de casa se realmente for necessário. Porém, quando for sair, deve-se seguir todas as orientações de higiene e prevenção, para não se infectar”, aconselha.

Há 30.261 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, 24.703 estão recuperados e 5.182 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta sexta-feira. A doença respiratória causou 376 óbitos no estado desde o início da pandemia. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,24%.

O crescimento no número de casos também está associado ao comportamento da sociedade e ao retorno de parte das atividades econômicas no Estado, com a reabertura de estabelecimentos de diversos segmentos. O número de pessoas que circulam no comércio e demais espaços públicos aumentou o contato físico entre as pessoas e diminuiu o isolamento social. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a melhor forma de prevenção para evitar o contágio é o isolamento social que diminui o contato entre pessoas.