Braço do Norte registrou mais um novos caso de Covid-19 nesta terça-feira (5). Com isso, o número de infectados chegou a 126, conforme o boletim da Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, seis casos suspeitos seguem em análise.

No município foram realizados 603 exames e destes, 471 tiveram seus resultados descartados. Há 17 pacientes monitorados e 108 curados. O número de mortes pela doença segue com dois óbitos, uma idosa de 84 anos e um homem de 37 anos.

No último boletim estadual, o governo de Santa Catarina afirmou que o Estado tem 2.623 pacientes com confirmação de infecção pelo novo coronavírus. A doença respiratória já causou 55 mortes em território catarinense desde o início da pandemia. Os três casos mais recentes são de um homem de 52 anos, de Concórdia, sem comorbidades registradas, um homem de 80 anos de Florianópolis e uma mulher de 82 anos que morava em Joinville, ambos faziam parte do grupo de risco.

No Brasil, as primeiras ações ligadas à pandemia do covid-19 começaram em fevereiro, com a repatriação dos brasileiros que viviam em Wuhan, cidade chinesa epicentro da infecção. Em 15 dias, o país confirmou a primeira contaminação, quando a Europa já confirmava centenas de casos e encarava mortes decorrentes da covid-19.

Coronavírus é o nome de uma família de vírus que têm uma estrutura em formato de coroa. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças. Em geral, eles circulam apenas entre animais como morcegos e roedores, mas passam a infectar também as pessoas quando a convivência é muito próxima e os vírus sofrem mutações espontâneas e aleatórias.

O novo coronavírus que começou a circular na China no ano passado ganhou o nome temporário de 2019 n-Cov e depois o oficial de SARS-CoV-2, uma sigla para o nome completo em inglês “severe acute respiratory syndrome coronavirus 2” .