Em meio a tempos de pandemia, uma ótima notícia para a população de Braço do Norte. Desde terça-feira (5), a cidade mantém o número de infectados pelo novo coronavírus, 126 casos. Destes, nesta quinta-feira (7), foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde, que 110 pessoas estão curadas. No dia anterior os números traziam 109 curados.

O documento divulgado nesta quinta-feira pelo município aponta que em mais de 54 dias, foram realizados 616 exames, onde 479 descartados, 22 pacientes seguem monitorados e há 11 casos suspeitos. A Cidade do Vale tem ainda 14 pessoas com o diagnóstico positivo para a doença. Foram registrados dois óbitos, uma idosa de 84 anos e um homem de 37 anos.

No Estado o último boletim trouxe que há 2.917 casos confirmados de Covid-19. O dado foi divulgado pelo governador Carlos Moisés por meio de coletiva nesta quarta-feira (6). A doença respiratória já causou 59 mortes em Santa Catarina desde o início da pandemia.

Um total de 122 pacientes estão em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) em Santa Catarina nas redes pública e privada, entre casos confirmados de infecção por coronavírus (61) e suspeitos (61). A ocupação de UTIs reservadas para pessoas com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é de 17,3%. Atualmente, são 498 leitos no total. Um total de 231 pacientes já teve alta da UTI para leitos de enfermaria desde o início da pandemia.

Coronavírus é o nome de uma família de vírus que têm uma estrutura em formato de coroa. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças. Em geral, eles circulam apenas entre animais como morcegos e roedores, mas passam a infectar também as pessoas quando a convivência é muito próxima e os vírus sofrem mutações espontâneas e aleatórias.