Braço do Norte alcançou a marca de 106 pessoas curadas do novo coronavírus, nesta segunda-feira (4). A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SES), que confirmou também que a Cidade do Vale registrou 125 infectados. No município duas pessoas já morreram por causa da doença.

Segundo o boletim, foram 588 exames realizados, 459 suspeitos descartados, 24 pacientes monitorados, quatro suspeitos e ainda, 17 doentes. Conforme o último registro Santa Catarina tem 2.623 pacientes com confirmação de infecção pelo novo coronavírus. O número foi divulgado pelo governador Carlos Moisés em entrevista coletiva online nesta segunda-feira. A doença respiratória já causou 55 mortes no Estado desde o início da pandemia.

Nesta segunda-feira, o Brasil chegou a 105.222 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Conforme o balanço dessa segunda, o número de pessoas recuperadas da doença chegou a 45.815, o equivalente a 43,5% do total de casos. Estão em acompanhamento 52.119 (49,5%) dos pacientes confirmados e 1.360 mortes continuam em investigação. Segundo atualização do Ministério da Saúde, o total de mortes subiu para 7.288. Com 263 novos óbitos, a marca representou um aumento de 4% em relação ao dia anterior.

Conforme o MS e a Organização Mundial de Saúde (OMS),ficar em casa é importante porque, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.