Wagner da Silva
Braço do Norte

O verão é a estação das temperaturas elevadas, momento em que os equipamentos para refrigerar são mais utilizados e, com isso, o consumo de energia elétrica aumenta. Em grande parte dos casos, o uso da energia elétrica com desperdício pode ocasionar os temidos ‘apagões’.

Preocupada em conscientizar a população sobre a importância de economizar energia elétrica, a Cooperativa de Eletrificação de Braço do Norte (Cerbranorte) lança este mês a campanha Consumo Consciente de Energia Elétrica, que será veiculada nos próximos meses nos meios de comunicação regionais, bem como no site da Cerbranorte (www.cerbranorte. com.br), onde há dicas de como utilizar a energia elétrica de forma consciente.

O uso racional da energia elétrica através de hábitos inteligentes contribui de forma significativa para a redução da conta de energia, desde a compra de equipamentos eficientes que possuem o selo Inmetro/Procel (que certifica menor consumo de energia), e o uso de lâmpadas fluorescentes. Além disso, é importante revisar a instalação elétrica da residência e tomar outros cuidados no dia-a-dia com o uso dos eletrodomésticos.

Geladeira, freezer, ar condicionado e ventiladores são os alvos da campanha que inicia com a chegada do verão.Outro fator importante é evitar o uso dos aparelhos elétricos nos horários de pico (entre 18 e 21 horas), pois sobrecarrega o sistema elétrico. “O uso correto da energia traz economia para o bolso e ajuda o país a preservar suas reservas ecológicas e, consequentemente, a vida no planeta”, enfatiza o presidente da Cerbranorte, Evanisio Uliano. Segundo ele, as informações são simples de serem colocadas em prática. “As pessoas só precisam se policiar, pois estas simples ações colocadas em prática refletem bastante na hora de pagar a conta de energia elétrica”, destaca.